conversa entre a memória e o imaginário constitui uma série de pinturas como evocação das paisagens das quais brotam: a barragem da Burquileira, no Alentejo, e Tortuguero, uma península da Costa Rica.
Laura Rebelo justapõe, mistura, fende camadas e camadas de cor, que desaguam no universo cromático que se compõe pelo verde-escuro da paisagem do montado do Alentejo que rodeia a barragem e da selva que rodeia Tortuguero, pela cor da água do rio que vai dar a Tortuguero, e pelo lilás do céu do final de tarde e do nascer da lua na barragem alentejana.
conversa entre a memória e o imaginário é o ensaio plástico e visual da intersecção da paisagem física e da paisagem que, constantemente, atravessa o imaginário e a memória da artista.

«Agora que escrevo, penso como, muitas vezes, quando pinto e escolho as cores para as paisagens, viajo pela memória, pinto e cruzo a paisagem alentejana que me rodeia diariamente e as paisagens das viagens».

conversa entre a memória e o imaginário não é a mera representação de paisagens, é a materialização pictórica dos lugares da sua própria
co-criação, a qual, através de uma abstracção formal, faz intersectar imaginário e real — da mesma maneira que um final de dia e um início de
noite se encontram.