Projecto RegionArts

A CRU foi convidada a participar como stakeholder no projecto RegionArts, cujo objectivo principal é reforçar o crescimento das PME pela integração de artistas em projetos de TIC.

Resumo do projeto

Durante a última década, tem havido um crescente reconhecimento da importância dos processos artísticos e criativos como catalisadores de inovação, algo particularmente notado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que se cruzam em muitos campos com processos artísticos.

No entanto, como salientado pela Agenda Digital para a Europa, a Europa continua a “subutilizar a criatividade das PME”. Para resolver este problema, em 2016 a CE lançou a iniciativa «STARTS» (Ciência, Tecnologia e ARTS) ao abrigo do programa Horizonte 2020.

As artes não apenas embelezam ou tornam a tecnologia mais estética, geralmente são as artes que a possível, em primeiro lugar.

RegionArts

Mas não é uma tarefa fácil. A maioria das políticas disponíveis é concebida para uma era da informação e do conhecimento (mesmo para uma era industrial) que não é mais predominante. A oferta de suporte ainda está fragmentada. Os programas de apoio público são muito rígidos e faltam ocasiões para colaboração e divulgação. Há também a necessidade de uma linguagem comum: as iniciativas existentes geralmente partem do setor criativo e alcançam as TIC, ou vice-versa, ou seja, ambas as partes não estão envolvidas como parceiros iguais.

Leave a Reply